Acompanhe as notícias da RE/MAX

Precificação do imóvel através de estudo comparativo de mercado RE/MAX

Avaliar corretamente o valor do imóvel: um dos maiores desafios enfrentados por imobiliárias e corretores de todo o mundo.

Para o cliente vendedor, a definição do preço final de venda do seu imóvel é de suma importância, afinal, ninguém quer jogar patrimônio fora. Entretanto, por diversas razões, o que vemos muitas vezes, são imóveis sendo vendidos com valor muito abaixo do preço de mercado, numa tentativa desesperada de acelerar o fechamento do negócio. Tantas outras, observamos imóveis parados há meses, com valor acima da média e supervalorizados, na esperança frustrada de serem vendidos. Em ambos os casos, o mesmo problema: erro na precificação por parte dos profissionais.

Precificar o imóvel que será comercializado da maneira correta é uma tarefa que demanda um conjunto de critérios, entre eles, método, tempo e análise. Além disso, corretores de imóveis precisam levar em conta que o mercado imobiliário é bastante dinâmico. Como num jogo de xadrez, é preciso um acompanhamento constante dos movimentos do setor (aumentos e quedas), para adaptações das propostas de acordo com a realidade atual.

Obviamente, analisar os fatores e características fundamentais que influenciam diretamente no valor do imóvel, como localização, terreno, vizinhança, tipo de construção, idade, infraestrutura, segurança, acabamento e estado de conservação é primordial. Entretanto, para ter a certeza de que  o imóvel estará precificado corretamente perante o mercado, é imprescindível o ESTUDO COMPARATIVO.

Fazer o comparativo dos valores de imóveis semelhantes é uma excelente referência para definir o valor exato do imóvel que se deseja comercializar. Como fazemos isso na RE/MAX? Fundamentados em coletas de amostras, quais sejam:

  • 1) Amostras de imóveis que estão há mais de 6 meses vendidos na região (valor médio de transação).
  • 2) Imóveis que são vendidos entre 3 a 6 meses no mercado (valor de concorrência entre os imóveis).
  • 3) Imóveis a venda a mais de 6 meses (possivelmente estão fora do valor de mercado).

Somente após levantar este termômetro, pautados na média de valores, indicamos com segurança ao cliente proprietário o valor de venda correto e adequado para o imóvel.

Em nossa rede mundial de franquias imobiliárias o amadorismo não tem vez. A fiabilidade de uma precificação é assegurada por estratégia, conhecimento e metodologia. Aplicando de fato o modelo de trabalho RE/MAX, é possível obter o valor mais atrativo e competitivo para o imóvel, de forma que este possa ser vendido no mais curto espaço de tempo.

E a RE/MAX cobra mais pelo serviço prestado? Não, a RE/MAX pratica a mesma taxa de intermediação que todo o mercado, porém, com maior entrega de valor agregado.

Entenda um pouco mais sobre como funciona o estudo de mercado RE/MAX
PUBLICIDADE

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *